galeria posts recentes

Intolerancia a Lactose tem cura?


Olá pessoal !! Vocês estão vendo que dei um tempo nas receitas aqui no blog ne. Quero postar várias dicas úteis e tirar as principais dúvidas sobre a intolerância a lactose.
A intolerância a lactose atinge quase 75% da população. Algumas pessoas nascem com a IL outras adquirem ao longo da vida.
Umas das perguntas mais frequentes é a IL tem cura? Infelizmente a intolerância a lactose não tem cura, você consegue apenas controlá-la com alimentação correta.
Aqui vamos passar apenas algumas dicas mas SEMPRE PROCURE UM MÉDICO.
A IL causa uma inflamação na flora intestinal conhecida como Disbiose. A disbiose intestinal é caracterizada por um aumento da microbiota patogênica, o que afeta as funções do trato gastrointestinal (TGI), ocasionando sintomas inflamatórios e alterações imunológicas, tais como, constipação crônica, flatulência, distensão abdominal e diarreia.
A disbiose não ocorre somente em quem tem alergias ou intolerâncias alimentares, a alimentação rica em alimentos processados e carboidratos simples (açúcar e farinha refinada), o uso indiscriminado de antibióticos, o estresse crônico e imunidade debilitada, a excessiva exposição a toxinas ambientais como antibióticos das carnes e os agrotóxicos das plantas, também são fatores que causam o desequilíbrio da flora intestinal. 

Para ajudar nesse processo inflamatório é indicado o uso de Probióticos e Glutamina.
Os Probióticos são organismos vivos e administrados na quantidade correta tem a função de repor a flora intestina. Eles atuam na modulação da microbiota intestinal através da inibição da colonização desta mucosa por patógenos.  Ou seja, os probióticos vão refazer a flora intestinal danificada e auxiliar na reversão do processo inflamatório.
Já a glutamina contribui diminuindo a translocação bacteriana, possuindo uma ação reparadora na mucosa, estimulando o crescimento de vilos e aumentando a capacidade absortiva. A glutamina é o aminoácido que serve como principal fonte energética para as células da mucosa probiótica e certas células imunes (timócitos, linfócitos e macrófagos). Sem glutamina suficiente, pode ocorrer atrofia das células intestinais e prejuízo na função imunológica.
Usei como referencia o site Nutri Rede caso queiram pesquisar mais sobre o assunto.

Portanto a combinação de probióticos e glutamina teria efeito sinérgico no restabelecimento da flora intestinal, a primeira mantendo a microbiota intestinal equilibrada e a segunda agindo na nutrição da mucosa intestinal e nas células do sistema imunológico. 
E claro lembrando sempre que devemos ter uma alimentação saudável rica em alimentos crus, frutas, legumes e verduras. Evitar ao máximo produtos processados pois a disbiose  pode ser originada com alimentação inadequada, uso indiscriminado de antibióticos, anti inflamatórios, o uso abusivo de laxantes, excesso do consumo de alimentos processados em detrimento de alimentos crus.

E quando você sem querer consome algo que contem lactose? Ai vem a distensão abdominal, enjoos, diarreia, cólicas, dor de cabeça. O que fazer para aliviar os sintomas?

Aqui não vou passar nome de remédios pois muitos contem lactose na composição, eu por exemplo tenho estômago bem sensível por isso prefiro chás e plantas medicinais.

- Primeiro: Beba muitaaaaa água, vai ajudar a limpar seu organismo.
Agora alguns chás:
Chá de hortelã logo em seguida do deslize é uma ótima maneira de fazer um carinho no seu estômago! Além de auxiliar na digestão ele ainda ameniza as dores.
Chá de camomila eu normalmente tomo nos dias seguintes ao deslize – às vezes passo mal por diversos dias. Ele acalma o intestino e o estômago. Também auxilia na digestão e no tratamento de diarréia.
Chá de espinheira-santa é a dica que minha nutri deu. Quando tenho azia, refluxo, etc, ela pede para eu tomar esse chá que protege a mucosa gástrica.

Outra ótima opção são os sucos detox. Gosto de usar couve, hortelã, gengibre e maçã. Bate tudo no liquidificador. O suco verde também auxilia a proteger a mucosa gástrica e ainda é cheio de nutrientes importantes.

LEMBRANDO NOVAMENTE, SEMPRE PROCURE UM MÉDICO

Cada pessoa reage de uma maneira a IL, meu caso por exemplo é mais vomito. Então fica valendo a orientação que seu médico te passar.
Sei que o post ficou bem técnico mas espero ter ajudado! 

Bjus 

2 comentários:

  1. Parte desse texto é desse site http://www.lactosenao.com/dicas-sem-lactose/como-aliviar-os-sintomas-da-intolerancia-lactose/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é sim, leio bastante e me inspiro muito no blog da Flavia!

      Excluir

© Taty Cupcake - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo